Portugal perto dos 5 milhões de empregados


A barreira de cinco milhões de pessoas empregadas (cerca de metade da população total) pode, finalmente, ser ultrapassada em 2019. Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, 7 de novembro, e citados pelo jornal "Expresso", revelam uma subida de 28.7 mil pessoas no terceiro trimestre de 2018 em comparação com os três meses anteriores.

Atualmente, já há mais de 4.9 milhões de pessoas empregadas, o que corresponde a um aumento de quase 100 mil pessoas em relação ao mesmo período em 2017. A verificar-se um aumento idêntico até ao fim do ano de 2019, a barreira de cinco milhões pode ser quebrada.

Por outro lado, a taxa de desemprego atual é de 6,7%, sendo que segundo o Orçamento de Estado de 2019, no fim do próximo ano, esse valor estará abaixo dos 6%. Caso se cumpram unicamente os objetivos mínimos e a população ativa continue a rondar os 5.2 milhões de pessoas, haverá um aumento de apenas 35 mil novos empregados. Estes números, porém, serão insuficientes para ultrapassar a meta dos cinco milhões.

Segundo o "Expresso", os setores da Educação, Administração Pública e Defesa e Segurança Social Obrigatória foram os que mais contribuíram para o aumento da empregabilidade no terceiro trimestre de 2018.

Comentários